Sempre fui curioso quando o assunto é religião, mas nunca estive tão envolvido mentalmente nessa questão, Deus existe ? não existe ? quem sabe ?
O que eu sei é que se há uma pergunta que nunca vai se calar é: - Tá, Deus criou o mundo... e de onde veio Deus ?
Meus caros, eu já conhecí muitas religiões pessoalmente, já fui ateu por um instante mas hoje eu acredito em Deus, o motivo ? Eu acho que temos que acreditar em alguma coisa a respeito da questão acima, temos que tomar algum partido e como eu já falei anteriormente, eu cheguei a conclusão que não compensa blasfemar pra manter o visual, mesmo não crendo em Deus, pois eu acho que Deus, segundo a história sabe como ser "sangue no zóio" quando vê necessário e eu particularmente não quero ser objeto dessa ira. Sei que a bíblia foi escrita em sua maior parte para civilizações muito ultrapassadas e muita coisa já não serve mais para nossa cultura atual, mas temos que saber o que aproveitar, pois além de ser mentora religiosa, este livro traz regras que nos mantém integros e põe a sociedade em ordem, seja por entendimento, seja por medo ou seja por dor, eu sou batizado na igreja católica, porém há um pensamento evangélico do qual eu concordo ( num ato um tanto protestante), o certo é que nós criemos nossa crença por nossas próprias idéias e não pelas idéias de nossos pais, nesse sentido o batismo de crianças é embaçado por uma série de outras questões, pode achar o que quiserem, mas eu me preocupo sim com o meu destino depois da morte, assim como a pergunta "será que existe Deus?" vem a pergunta " será que existe céu, inferno e eternidade?"
Toda a religião erra em vários pontos, mas pela análise que eu tenho feito, acho que quase nenhuma erra tanto quanto a católica e eu não vou nem falar aqui sobre o passado tenebroso como o fato da madre santa igreja considerar que negros não tem alma e por isso podiam ser escravizados, digo hoje mesmo, por questão de princípio o Vaticano não devia guardar tanto ouro com o pretexto de que aquele ouro é sagrado (o cálice que Jesus escolheu foi o de barro), e vcs me perdoem mas a bíblia é bem explícita quando cita (Salmo 115 apartir do vers. 4 e Isaías 44:09-11) para não se curvar perante esculturas de barro, mesmo elas representando pessoas que foram consideradas santas pelos seus feitos, meu ! é a palavra de Deus, não adianta seguir sua opinião de que "eu não cultuo a imagem e sim o que ela representa" eu já pensei assim e hoje sei que é uma idéia religiosamente paradoxal.
A Igreja evangélica não fica muito atrás, mas isso pelo fato de ser muito dividida por doutrinas diferentes, alguns crentes parecem retardados e pregam em sua ignorância muita idéia errada sobre a imagem de Deus e da bíblia e acabam ficando irritantes e destróem todo o restante da categoria que é vista de modo generalizado, como a Globo têm mostrado atualmente na novela das 8, porém ultimamente conhecí muita gente que me respondeu muitas perguntas outrora sem respostas, outras continuam no ar, já ví também pastores pregarem idéias racistas e coisas sem cabimento, mas já ví outros que pregaram muito bem, portanto "Maldito é o homem que confia em outro homem". A própria biblia segundo pesquisas de teólogos e historiadores é racista, segundo eles Jesus era negro.
Mas o fato é que se vc chegar em qualquer lider espiritual bem embasado de qualquer religião, este vai te dar argumentos fortes para acreditar que o caminho que ele segue é o mais correto, por isso eu ainda não me batizei em nenhuma religião até agora e não sou frequentador de nenhuma igreja, mas eu estou pretendendo sair de cima do muro, ainda não sei pra que lado mas eu acho que já sei a direção certa.
Sou o tipo de pessoa que age pela razão, gosto de discutir a esse respeito e quando conseguem me vencer em argumentos eu dou o braço a torcer, portanto gostaria de convidar qualquer pessoa que ache que eu disse muita merda aqui, para um diálogo aberto sobre o assunto, (de preferência pessoalmente) quem sabe eu realmente não estou falando besteira o tempo inteiro ?
Acho que em todos estes anos nessa indústria vital, eu nunca me mostrei tão a cerca desse assunto. Agora vcs já sabem minha opinião, pelo menos por enquanto.
Bem, mas isso é o que eu acho, e o que vc acha ?
13 comentários:
já que vc quer discutir o assunto, vou precisar da passagem para fortaleza. sério, quando vc vier conversamos mais sobre este isso já que dá muito pano pra manga e a net não é um bom espaço p estas discussões
Bem, quando o assunto é religião meu sangue ferve.
Bem, eu hoje tenho uma desconfiança da existencia do divino apesar de ter sido ateu por muitos anos, agora, ao contrário de você, não acho que ninguém tem que acreditar em merda nenhuma. "Ter que" não é motivo para crer. Agora a questão das imagens, meu, quem escreveu as merdas dos Salmos? E aos santos não se "adora" quem o faz está "pecando", mas se é devoto e se recorre à eles pelos milagres que fizeram. A igreja Católica tem inúmeros pontos à serem questionados, mas na minha opinião esse não é um deles. E pelo menos os católicos não pedem dinheiro em troca de milagres como faz a igreja evangélica. A questão de dar o ouro aos pobres, pra mim é idiotice. Não vai resolver a pobreza do mundo e vai acabar com as riquezas de uma das instituições mais tradicionais do mundo. Certo é fazer como os bispos da Renascer? Levar o dinheiro pra outro país sem declarar? Aliás, em matéria de religião não tem nada que eu despreze mais do que a igreja evangélica. Até a macumba eu respeito mais.
Bem, vamos deixar assim.
Poxa Didi ñ faça isso crer por crer, se dentro de vc diz o contrario, tenha convicção naquilo q vc acredita mesmo q para isso vc saia do comum do trivial....
Ñ acredite em Deus em base de troca ou seja " bem e melhor crer do que ir p o inferno" ñ sei se vc ja leu, mas na biblia diz q Deus sabe o que se passa no coração do Homem portanto e impossivel enganalo!!!
Black Mantis eu tinha certeza que vc ia comentar nesse estilo rsrsrsr ! Então, talvez vc não tenha prestado atenção quando eu disse que todas as religiões tem seus podres e que a evangélica não fica atrás e que "maldito é o homem que confia em outro homem" como nos bispos da Renascer que são verdadeiros filhos da puta e eu não acredito porque eu acho que tenho que acreditar, talvez eu não tenha sido suficientemente claro, eu acredito por ser a única resposta para as perguntas sem resposta como disse no início do post e por acreditar que Jesus não foi um mero profeta, além do mais vc afirma que a igreja evangélica cobra por milagres, algumas sim (como a universal e eu já ví) e outras não, apenas o dízimo e ofertas que os fiéis sintam vontade de dar, pois como vc constroi um prédio sem dinheiro ?
Quanto aos santos, acho que vai ser difícil fazer vc mudar de opinião, mas os salmos foram escritos por pessoas inspiradas diretamente por Deus e reconhecidos por Jesus que manteve válida grande parte do velho testamento e pra mim se a pessoa se ajoelha a frente deles pra pedir milagres se reverenciando, ou até faz procissões para eles, isso é adorar.
E ainda quanto ao ouro do Vaticano, pra mim tirar meia dúzia de pessoas da sarjeta é mais importante que manter um "instiuição tradicional" ainda mais uma que cometeu tantos erros no passado, acho que o mais nobre que a igreja católica poderia fazer é tentar apagar toda essa parte de sua história, todo aquele ouro é dinheiro sujo e vc sabe disso !
Bem como vc pode ver eu discordo de tudo o que vc disse, mas isso por que eu tenho argumentos para tal e não só porque quero discordar, acho que vc puxa um pouco pras idéias da igreja católica e eu pras ideias da igreja protestante né ?
Agora me surpreende as coisas que a Mendell disse ? será que ela me entendeu como vc ?
Um abraço !
Bem Didi, isso daria muito recheio pro angu, porém, eu entendi o q vc disse sobre a igreja evangélica, mas eu dei minha opinião, não disse que vc pensava o contrário. Essa idéia de dizimo pra construir prédio é tão ridícula que me dá vontade de rir. Mas deixa pra lá.
E meu, riqueza é riqueza, a história de nossa humanidade. É como se você quisesse jogar fora todas as antigas armas do exércido nazista porque eles mataram milhares... meu, é a história da nossa humanidade, mesmo que não nos orgulhemos, estão aí para nos lembrar disso. Mas vejo que você é daqueles que não acredita em sacrifícios por um fim maior. E você sabem muito bem que quem não paga dizimo é mal falado pra caramba dentro da igreja. O dinheiro do dízimo só serve para se construir um clubinho de fofocas e pensamentos retrógrados.
Continuo discordando quando a sua idéia de "adoração de imagens", mas tudo bem.
No começo quando ao "acreditar", pra mim, do jeito que você colocou, respostas para as perguntas você encontra em todos os lugares, espiritismo, budismo, taoísmo, umbanda e tal, mas por algum motivo você se simpatizou com as suas respostas. A pergunta é, por que essas respostas são mais coerentes do que as outras?
E quanto à maneira em que as pessoas agem incoerentes frente às estátuas de santos, é uma pena que nos Salmos não fale nada da maneira incoerente em que as pessoas gritam aleluia choram e esperneiam nas igrejas evangélicas na hora de suas preces. A razão é a mesma, as pessoas agem assim por sua fé, agora você pode estar certíssimo que se Deus tivesse uma forma, as igrejas teriam estátua dele para representá-lo, a diferença é que os santos foram pessoas e têm forma.
Quanto à Mendell, vocês são adultos que se entendam hehehehe...
Talvéz más apenas talvéz eu ñ tenha entendido vc bem ,,,
Passei quase toda a vida discutindo sobre esse assunto quando vc tem dois mundos dentro da sua casa a coisa pode ficar feia, ou vc pode dar a volta por cima e enchegar além do seu umbigo ....
No dicionario a palavra adorar significa alem de ser uma ref a idolatria,mas também e uma forma de reverenciar uma pessoa , amar extremamente, gostar muito, prestar culto etc... ( ta no michaelis)o que quero dizer e que na biblia estão retrados de pessoas q se destacarão em sua epoca, e portanto são ate hoje lembradas e amadas, são fonte da grande filosofia humana.
E obvio q tudo o que for d+ acaba passando do ponto, mas as pessoas tem o direito de fazer o que quiserem e isso foi dado por Deus que o famoso livre arbitrio,,Quem e vc quem sou eu p julgar a formar de culto ou religião q seguem . o unico mandamento a esse respeito q Jesus deixou e q amassemos o proximo como a nós mesmo.Mas vc ja parou p pensar no que signica a palavra amor?
Jesus pregava em cavernas,no mato, na estrada em qualquer lugar q se pudesse ouvir, as igrejas hoje se transformarão em muralhas, em que eu digo p meu vizinho q ele ñ pode entrar, so caso ele fassa o meu ritual...
Quanto ao dizinho e biblico 10% do que eu ganhe p ajudar na igreja mas o que e a Igreja?,,, somos nós eu e vc todos aqueles que seguem aquela palavra , e esse $ e para ser gasto com quem precise e ñ para ser alvo de ostentação ,ñ e p contruir edificios enormes e muito menos lugares requintadissimos, lembra do bezerro de ouro, aquilo tem tb outro significado...
Jesus deixou algo tão simples, nós q complicamos colocando nossas proprias idealizações e esquecemos do seu simples ensinamento...
Ate mais !!!!
atos feitos pelos memos q separão a divindade de um mero mortal ate cristo saboreou a ira, quando viu seu templo tomado por comerciantes , onde esta o extremo e por q
IGNORE AS 4 ULTIMAS LINHAS !!!
Tá certo, isso daria mesmo muito recheio pro angu, mas eu acho que vc no seu 2ª comentário, só ridicularizou algumas idéias sem muitos argumentos pra isso e como eu disse no post eu com certeza dou o braço a torcer se alguém me convencer mas pra isso eu preciso de um pouco mais.
Cara, e eu me simpatizo pelas minhas idéias porque elas são minhas conclusões de tudo que eu já ví e ouví.
Puta que pariu, virou blog do Mana agora!
Se eu tiver saco amanhã eu leio essa merdas!
Eu não apenas ridicularizei, leia de novo.
"maldito é o homem que confia em outro homem"
Porra não posso confiar nem em meus amigos?Tô fudido!
ps: o Ulisses q tá indo pra ingreja já disse pro Zé q já está falando a "lingua dos anjos!"
Quando se trata de religião me sinto muuuuuuuuuito perdida, o que, confesso, não me incomoda o suficiente pra eu sair por aí buscando respostas. É cansativo, pois parece que em todas as religiões os questionamentos e argumentos são infinitos. Claro que, diferente de você, esse assunto não me causa quase nenhuma curiosidade. E por esse motivo eu não leio nada sobre, inclusive a bíblia.
Quando eu era criança freqüentava a igreja católica com meu vô e minha mãe, sou batizada e tudo. Depois de um tempo minha mãe se tornou evangélica, daí então foi uma confusão. Meu vô me puxava de um lado, criticando a religião da minha mãe. E ela, embora nunca tenha me pressionado, criticava o catolicismo. Foi então que subi no muro onde estou até hoje, mas no meu caso esse muro tende um pouco mais pro lado católico, o que certamente se deve à minha infância e parte da adolescência nessa religião e não a nenhum embasamento mais coerente. Assim como essa minha "tendência" tem influências, eu penso que a sua também seja influenciada, e pra dizer mais, eu acho que essa influência atende pelo nome de Palma.
Bem, Diogo, você desceu do muro, mas, se você me permite, eu vou ficar mais um pouquinho!
Eu acredito em Deus, não porque fui pressionada, e é por isso que eu acho que cada um segue o caminho que quiser. Afinal é por isso que foi dado o "livre arbitrio" não foi?
Postar um comentário